A prática do estudo de meio na Fazenda Atalaia se fundamenta na demonstração da importância do respeito àquela que no passado e ainda hoje constitui a essencialidade dos seres humanos: a terra!
Por meio dessa superfície sólida da crosta terrestre, local que pisamos, construímos e vivemos propomos a apreensão de conteúdos essenciais a formação de estudantes de nível infantil, fundamental e médio.
A terra nos oferece historicamente as bases de compreensão do desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, firmado na sólida economia da cultura cafeeira desenvolvida na segunda metade do século XIX.
A terra para o cultivo, essa mesma matéria, foi utilizada juntamente com a madeira para as construções das estruturas de vedação da arquitetura civil e religiosa, exemplificadas nos edifícios históricos de nossas respectivas cidades, mas primordialmente presente na arquitetura rural.
Ainda hoje é por meio da terra que a Fazenda Atalaia, propriedade centenária localizada em Amparo- SP teve sua atividade econômica ressignificada com a produção de queijos e derivados lácteos com características identitárias que buscam valorizar o processo da produção desde o seu início, ou seja, à produção do alimento das vacas (raça holandesa preto e branca) com a plantação do milho, passando pela genética, saúde e bem estar do animal; e o processo final de maturação dos queijos que acontece em ambiente natural na tulha, antigo local onde se guardavam os grãos de café depois de secos no terreiro.
A sala de maturação construída de taipa de mão (Madeira e Terra) pelo comportamento físico da inércia térmica serve de palco para os microorganismos que protagonizam um verdadeiro espetáculo da cura do alimento de tradição milenar: o queijo!
Por meio do respeito à terra, animais e aos valores materiais e imateriais o estudo do meio na Fazenda se concretiza com oficinas pedagógicas orientadas, a fim de demonstrar o quanto o respeito a terra e a história auxilia a formação de estudantes, futuros cidadãos!
Visita Histórica Guiada
Caminhada de aproximadamente 50 minutos. A visita histórica têm como principal finalidade contextualizar a Fazenda Atalaia, propriedade centenária dentro do eixo de conexão e expansão da cultura do café após a década de 1850. Conexão temática entre diversos eixos relacionados a história do Brasil entre os quais: Expansão da cultura do café; chegada da Ferrovia; compreensão do processo de exploração da mão de obra escrava e a respectiva ruptura com a mão de obra imigrante; compreensão da valorização do café no mercado internacional articulado pela política imperial durante o governo de Dom Pedro II; compreensão da cultura construtiva e arquitetônica presente na fazenda; difusão de ideias preservacionistas e de educação patrimonial, através do restauro da fazenda; importância da ressignificação econômica de propriedades históricas, por meio da exploração do gado leiteiro respeitando a célula de origem da fazenda.
Vivência com Animais
Ordenha: Acompanhamento do processo de ordenha mecânica; Compreensão do processo de elaboração do alimento da vaca; Visita aos bezerros; Galinhas (frangos) e Visita ao Chiqueiro (Matrizes e porquinhos);
Processo de Fabricação de Queijos
Oficina realizada a fim de promover a interação com o processo de fabricação de produtos lácteos. Compreensão da cultura láctea do queijo a partir da utilização do iogurte natural. Coalho de origem animal (5ml para 10 litros de leite). 25 gramas de sal para 10 litros de leite. Observação do ponto de corte da coalhada; Processo de corte da massa em cortes menores, mexedura, mistura do sal e realiza-se o processo de enformagem do queijo frescal, viragem dentro da forma. Massa de mussarela (apreensão do processo de filagem da massa que dá origem ao queijo palito, provolone e nozinho). Apreensão do processo de produção do creme de leite para fabricação da manteiga.
Objetivo: Fabricação de Queijo Branco; Apreensão do processo de filagem da massa de mussarela; Fabricação da Manteiga.
Etapas: Pasteurização de 10 litros de leite.
Aquecimento do Leite ( 37° Graus)
Acréscimo de 300 ml de iogurte natural
Agitação lenta da mistura, até que se obtenha a consistência de gel (coalhada);
Processo de Fabricação de Pães - fermentação natural
Proposta geral: Breve história do pão de fermentação natural, desde sua origem há cerca de 5 mil anos no Egito (embora a mistura de farinha e água formando uma massa sem fermento exista há 10 mil anos).
Etapas: Mistura dos ingredientes básicos e porcentagens necessárias de cada um deles: farinha, água, fermento natural e sal;
Técnicas de sova e dobras da massa;
Aprendizado rápido sobre tempos de descanso, 1ª e 2ª fermentação, tipos e qualidade da farinha;
Bolear (dar formato) a massa;
Dicas de como assar corretamente;
Eco técnicas Construtivas (Taipa de Mão; Taipa de Pilão e Adobe).
Proposta Geral: Difundir por meio da experiência de restauro da Fazenda, conceitos ligados à eco técnica construtiva a partir da Taipa de Mão, Taipa de Pilão e Adobe; apresentar a partir de conceitos históricos, técnicos e culturais e a importância de tais técnicas, e sua incidência inevitável com a preservação do patrimônio nacional construído durante os séculos XVIII e XIX. Os usos e benefícios de técnicas vernaculares para o meio ambiente, uma vez que estas não produzem resíduos prejudiciais à natureza.
Etapas: Elaboração da Massa, mistura de areia, cal, água e terra.
Teste de sedimentação da terra e consistência para elaboração da massa.
Construção de Tijolos de Adobe; Preenchimento da Trama (Construção de uma Parede de Taipa) e Construção de uma parede (bloco) de taipa de pilão.
Aquarela Orgânica
Produção de tintas a partir de pigmentos naturais disponíveis na Fazenda (colhidos em nossa horta orgânica - Beterraba, Hortelã etc). Terra e flores da Fazenda. Etapas: mistura com água fria e/ou aquecida com cola branca. Realização de uma aquarela em conjunto (papel de metro da fachada da tulha).
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.